Como Medir Corretamente o Valor da Tensão de Saída do Nobreak

No comments

Você sabe como medir corretamente a tensão de saída do Nobreak?

Caso não saiba, achará que o  Nobreak está com Defeito!!!

Esta é a mensagem que recebo em vários e-mails e telefonemas de usuários, tristes por concluírem que o Nobreak está com problemas.

Eles realizaram a medição do valor de tensão de saída do Nobreak. Não encontraram o valor correto de aproximadamente 120 Volts, e sim  de 90Volts.

O Nobreak não apresenta nenhum problema. O método de medição é que está causando o erro, por não ser apropriado.

Vamos ver o que está ocorrendo:

A empresa concessionária de energia elétrica fornece energia para alimentar equipamentos a ela conectados. Esta é uma tensão alternada, senoidal, com forma de onda Senoidal Pura, como mostro  abaixo.

 

SenoideAlguns equipamentos eletrônicos não necessitam de  tensão de alimentação tipo senoidal pura, como é o caso do computador com fonte de alimentação convencional do tipo chaveada.

Outros equipamentos, como por exemplo  equipamentos eletrônicos de precisão utilizados pela medicina moderna,  servidores, equipamentos com motores internos  entre outros, necessitam de alimentação por  tensão senoidal pura, sem deformações.

Baseado nestas características, encontramos no mercado os Nobreaks com saída  em onda senoidal pura  e os com saída  em onda senoidal aproximada.

A diferença de preço entre estes dois modelos é grande.

Na hora da compra do Nobreak,  devemos prestar atenção a este fator: Será requerido ou não um Nobreak com saída tipo onda senoidal pura?

Os Computadores Pessoais

De modo geral, os computadores pessoais não necessitam de alimentação por onda senoidal pura,  utilizam fontes de alimentação do tipo chaveadas.

Na imagem abaixo visualizamos a forma de onda onda senoidal aproximada e a senoidal pura.

 

Senoide AproximadaMedindo Corretamente o Valor da Tensão

Agora que  já conhecemos a diferença entre onda senoidal pura e aproximada, para a correta medição de tensão de saída em Nobreaks com saída em  onda senoidal aproximada,  necessitamos de medidor com características especiais:  Voltímetro  denominado Voltímetro True RMS.

Os voltímetros convencionais encontrados no mercado não são do tipo True RMS.

Se utilizarmos  voltímetros convencionais para medir valores de tensões em onda senoidal aproximada, ele indicarão  valor abaixo do real.

Na foto abaixo, utilizei dois voltímetros para realizar a medição da tensão de saída em  Nobreak com onda senoidal aproximada.

O primeiro voltímetro é do tipo True RMS, o segundo não.

 

Medir CorretamenteO medidor da esquerda, tipo True RMS, indica o valor correto de tensão na saída do no-break, 116,6Volts.

O medidor da direita, tipo convencional,  indica  valor alterado, não verdadeiro, de 96,2Volts.

 

Os medidores do tipo TRUE RMS possuem  indicação em seu painel. Na foto acima True RMS Multimeter.

Ao adquirir um multímetro do tipo True RMS, ele deverá ter esta informação destacada em seu painel frontal.

Como Medir Corretamente o Valor da Tensão de Saída do Nobreak