Nobreak – Autonomia e Eficiência – Fatores Importantes no Dimensionamento

Autonomia e Eficiência – Fatores Importantes no Dimensionamento

Ao dimensionarmos o Nobreak ideal para nossas necessidades, temos que levar em conta estes dois fatores, que normalmente são esquecidos:

Autonomia determinará para a carga alimentada pelo Nobreak, qual o tempo que ele as alimentará quando da falta de energia elétrica

Eficiência determina qual a faixa de consumo de potência que o Nobreak proporcionará seu melhor aproveitamento.

Esta verificação é facilitada com as informações apresentadas pelo fabricante em seu site, em forma de gráficos.

Utilizamos o exemplo do Nobreak APC de 15KVA.

Autonomia:

Gráfico Autonomia

Autonomia

O gráfico apresentado mostra o tempo de autonomia para diversas configurações do Nobreak. Apenas utilizando suas baterias internas ou utilizando módulos externos de baterias.

Basta conhecermos a potência total consumida pelos equipamentos alimentados pelo Nobreak e o tempo de funcionamento desejado no caso de falta de energia, para sabermos a configuração correta.

Este gráfico, se acessado pelo site do fabricante, é dinámico. Colocando mouse sobre as curvas, serão indicados os tempos de funcionamento do Nobreak para o ponto selecionado.

Eficiência

Gráfico Eficiência

Eficiência

O gráfico de eficiência mostra que o Nobreak que utilizamos como exemplo, terá eficiência elevada, quando sua carga for de 25% de sua potência máxima (3.750VA) ou superior a esta.

Consumo abaixo deste valor, proporcionará  eficiência do Nobreak cairá bastante, você estará desperdiçando energia.

As informações completas e gráficos sõ importantes para o correto dimensionamento do Nobreak.

Estas informações estão disponíveis nos sites dos fabricantes. Caso não esteja, consulte diretamente o fabricante do Nobreak e solicite-as.

Observe sempre o gráfico de eficiência. Nobreaks com baixa eficiência devem ser evitados, estarão desperdiçando energia elétrica, aumentando seus gastos.

Nobreak – Autonomia e Eficiência – Fatores Importantes no Dimensionamento