Qual o Nobreak Apropriado para Proteção dos Equipamentos: Senoidal Puro ou Aproximado?

O uso de Nobreak para a proteção dos equipamentos eletrônicos é importante e  obrigatório. Problemas elétricos ocorrem constantemente!

A Energia Elétrica:

As concessionárias de energia elétrica fornecem energia elétrica denominada “Corrente Alternada”, com forma de onda “Senoidal” como mostro na figura abaixo.

Esta forma de onda, pura e sem deformações é denominada Onda Senoidal Pura.

 

Alguns equipamentos eletrônicos não necessitam de energia elétrica  com forma de Onda Senoidal Pura, podem ser alimentados por  equipamentos de proteção que forneçam Onda Senoidal Aproximada (ou Semi-Senoidal).

Podemos citar os computadores de uso pessoal, monitores de vídeo, alguns modelos de  impressoras entre outros equipamentos.

 

Outros equipamentos eletrônicos,  por exemplo servidores, equipamentos eletrônicos de precisão (como os utilizados pela medicina moderna) , equipamentos que possuem motores internos com rotação controlada pela frequência da rede elétrica, amplificadores de som entre outros, necessitam de energia elétrica do tipo onda senoidal pura, sem deformações.

Baseado nestas características, o mercado disponibiliza dois tipos de Nobreaks: os que possuem saída em onda senoidal aproximada  e os que possuem saída em onda senoidal pura.

Estas são informações importantes na hora de adquirir o Nobreak. A diferença de preço entre estes dois tipos é grande.

Para a proteção de computadores utilizados em residências e pequenas empresas , a utilização do tipo de Nobreak com onda senoidal aproximada proporcionará a proteção desejada, com grande economia de dinheiro, se comparado com a compra de modelo senoidal puro.

Para a proteção de servidores, computadores profissionais e altas capacidades de processamento e computadores que ficam ligados 24 horas por dia, Nobreak com saída em onda senoidal pura é indicado.

A mesma indicação deverá ser observada para a proteção de  equipamentos de laboratórios médicos, de análise clínicas e medições. Nobreak com saída em onda senoidal pura será requerido.

Ao adquirir um  Nobreak,  preste muita atenção a este fator: Será necessário o uso   NoBreak com saída  onda senoidal pura ou aproximada?

Resumindo:

  • Para a proteção de computadores pessoais utilizados em residências e pequenas empresas,  a utilização do tipo de nobreak com onda senoidal aproximada proporcionará a proteção desejada, com grande economia de gasto.
  • A proteção de Notebooks e dispositivos móveis (Tablets, Smarphone) pode ser feita com o uso de Nobreak com saída onda senoidal aproximada
  • Para a proteção de Servidores, Computadores avançados, e sistemas que funcionam 24 horas por dia,  Nobreak com saída em onda senoidal pura é o indicado.
  • Para equipamentos sensíveis a rede elétrica, equipamentos de laboratórios / médicos , utilize Nobreak senoidal puro
  • Impressoras de pequeno porte Jato de Tinta podem ser protegidas com Nobreak onda senoidal aproximada. Impressoras Laser: Nobreak onda senoidal pura.
  • Na dúvida, consulte o fabricante do equipamento a ser protegido, de modo a identificar o tipo de Nobreak apropriado.
  • Dimensione corretamente o Nobreak que será utilizado, em função de sua potência
Qual o Nobreak Apropriado para Proteção dos Equipamentos: Senoidal Puro ou Aproximado?